segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Mt 19,16-22 - A Deus tudo!

LEITURA ORANTE



Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Lemos o texto Mt 19,16-22, observando o que Jesus requer de quem o segue.

Certa vez um homem chegou perto de Jesus e perguntou:
- Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos.
- Que mandamentos? - perguntou ele. Jesus respondeu:
- "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo."
- Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o moço.
- O que mais me falta fazer?
Jesus respondeu:
- Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.

Refletindo
Para seguir Jesus, viver seu Evangelho não basta cumprir os mandamentos. É preciso estar livre - "venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres e, depois, vem e me siga". Livres de tudo, para ter tudo, estar com Aquele que é o Tudo. A Deus não se entrega pela metade. 
Há muitas outras passagens bíblicas que nos apresenta pessoas que se entregaram totalmente a Deus.
 
Abraão é um exemplo. Diz o texto do Gênesis: 
Deus disse a Abrão: «Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.  Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas».  Abrão partiu conforme lhe dissera o Senhor. (Gn 12,1-4).

Isaias também se entregou ao Projeto de Deus.
"Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!» Ele me disse: «Vá." (Is 6,8).

Os primeiros discípulos também logo responderam ao convite de Jesus.
"No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos.  Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.»  Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus.  Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?»  Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. (Jo 1,35-39).
E assim tantos outros.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qualquer que seja nossa vocação: leigo, religioso, religiosa, sacerdote, devemos estar dentro do Projeto de Deus. Dizemos, no dia-a-dia, "sim" ao plano de Deus para nós? Ou, ignoramos este Projeto?

Meditando
Especificamente para os religiosos, os bispos da América Latina disseram: "a vida consagrada é chamada a ser uma vida discipular, apaixonada por Jesus-caminho ao Pai misericordioso, e por isso, de caráter profundamente místico e comunitário. É chamada a ser uma vida missionária, apaixonada pelo anúncio de Jesus-verdade do Pai, por isso mesmo, radicalmente profética, capaz de mostrar a luz de Cristo às sombras do mundo atual e os caminhos de uma vida nova" (DAp 220).
Recordamos um dos Desafios da Assembleia da América Latina e do Caribe:

2. Acompanhar as vítimas de injustiças sociais e eclesiais com processos de reconhecimento e reparação.

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou com Deuteronômio 32

R. Esqueceram o Deus que os gerou.

18 Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste, 
do Deus que te gerou, não te lembraste. 
19 Vendo isto, o Senhor os desprezou, 
aborrecido com seus filhos e suas filhas.R.

20 E disse: Esconderei deles meu rosto 
e verei, então, o fim que eles terão, 
pois, tornaram-se um povo pervertido, 
são filhos que não têm fidelidade.R.

21 Com deuses falsos provocaram minha ira, 
com ídolos vazios me irritaram; 
vou provocá-los por aqueles que nem povo são, 
através de gente louca hei de irritá-los.R. 

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo.
Nosso novo olhar é iluminador, ou seja, com nossa vida, vamos iluminar com a luz de Cristo as sombras do mundo atual e indicar às pessoas com quem convivemos os caminhos de uma vida nova. Afinal, esta a missão de todo cristão.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp