segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Mc 3,22-30 - Se uma família se divide...

Leitura Orante

Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando, 
com todos:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!

Amém.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente: Mc 3,22-30, e observamos pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.

Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam:
- Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas. Ele dizia:
- Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo? O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída. Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído.
- Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar o que ele tem em casa.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados. Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.
Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau.


Refletindo
Os mestres dizem que Jesus está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a ele para expulsar demônios. Jesus os questiona: como Satanás vai expulsar a si mesmo? Como o Reino de Satanás vai se dividir? Se for assim, será destruído.
E Jesus afirma que dizer que a ação de Deus é obra de Satanás é blasfemar contra o Espírito de Deus. E ainda, as blasfêmias contra o Espírito Santo não serão perdoadas.

 2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós hoje?
Sentimos que promovemos a comunhão na nossa família, no nosso trabalho, na Igreja?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, na V Conferência da América Latina, em Aparecida, falaram do Espírito Santo, guia dos seguidores de Jesus:
Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19). (DAp 152).
Deixamo-nos guiar pelo Espírito?

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Dia 25 próximo celebraremos a conversão de São Paulo Apóstolo. Façamos, juntos, um Tríduo.

Tríduo a São Paulo (22 a 24 de janeiro)

Introdução: Diz o Apóstolo - "O Senhor está próximo. Apresentai a Deus vossos pedidos com oração, prece e ação de graças (pausa para intenções).

A paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossa inteligência em Cristo Jesus" (Fl 4,6-7). 

Oração: "A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!" ( Fl  4,20)

Canto: Alegrai-vos sem pre no Senhor, alegrai-vos no Senhor (bis)

Alegrai-vos, alegrai-vos, alegrai-vos no Senhor (bis)    (Fl 4,4)

 

Dia 22/01 -  Viver em Cristo

Palavra: "No passado eu persegui a Igreja. Agora, eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido a ele". (Fl 3,6.8b) 

(Pausa para reflexão)

Oração: “A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” ( Fl  4,20)

 Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei

Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12)

 

Dia 23/01:  Viver em  Cristo e com os irmãos

Palavra: "Fiz-me tudo para todos". (1Cor 9,22) (Pausa para reflexão)

Oração: “A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” ( Fl  4,20)

Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei

Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12) 

Dia 24/01: Comunicar Jesus Cristo

Palavra: "Quando fui ao encontro de vocês, não me apresentei com o prestígio da oratória ou da sabedoria, para anunciar-lhes o mistério de Deus.  Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado". (1Cor 2,1-2)

Oração: “A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” ( Fl  4,20)

Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei

Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12)

 

Rezando com Paulo    (todos os dias)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo:

Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo.

Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. (Ef 1,3-4). Amém.

Canto Final: Toda língua proclame Jesus Cristo é o Senhor

Para a Glória de Deus Pai (bis) (Fl 2,11)


 4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é iluminado pelo Espírito Santo. Assim, vamos viver, como Paulo Apóstolo, em contínua conversão.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Irmã Patrícia Silva, fsp