domingo, 30 de junho de 2024

Mt 16,13-19 - Nasce a Igreja! Unidade e Profecia - Dia do Papa

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
Vatican news

hoje, Dia de São Pedro e São Paulo, rezando:

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Divino Espírito Santo,
amor eterno do Pai e do Filho,
eu vos adoro, louvo e amo!
Peço-vos perdão por todas as vezes que vos ofendi
em mim e no meu próximo.
Vinde, com a plenitude de vossos dons,
nas ordenações, nas consagrações e nas crismas!
Iluminai, santificai, aumentai o zelo apostólico!
Espírito de verdade,
consagro-vos a minha inteligência,
imaginação e memória.
Iluminai-me!
Dai-me conhecer Jesus Cristo Mestre.
Revelai-me o sentido profundo do Evangelho
e de tudo o que ensina a santa Igreja.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente, Mt 16,13-19, observando o testemunho de fé de Pedro.

Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
- Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu:
- O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou:
- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.


Refletindo
O Evangelho descreve o momento em que Jesus conferiu a Pedro o primado na Igreja: “Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu”. Desde então, a sucessão a Pedro nunca se interrompeu. Francisco é o 267º (Ducentésimo, sexagésimo sétimo) sucessor de Pedro. Por isso, hoje, é também o Dia do Papa.
Com São Pedro, celebramos a outra "coluna" da Igreja, São Paulo Apóstolo, que foi o grande comunicador do Evangelho. Disse São Paulo, na segunda carta a Timóteo: "O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças. Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações" (2Tm 4,17).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando

O Papa Francisco nos ajuda a refletir nesta Solenidade. Diz ele:
"Na festa dos dois Apóstolos, gostaria de partilhar convosco duas palavras-chave: unidade e profecia.

Unidade. Celebramos conjuntamente duas figuras muito diferentes: Pedro era um pescador que passava os dias entre os remos e as redes; Paulo, um fariseu culto, que ensinava nas sinagogas. Quando saíram em missão, Pedro dirigiu-se aos judeus; Paulo, aos pagãos. E, quando se cruzaram os seus caminhos, discutiram animadamente, como Paulo não tem vergonha de contar numa carta (cf. Gl 2, 11-14). Enfim, eram duas pessoas muito diferentes, mas sentiam-se irmãos, como numa família unida onde muitas vezes se discute mas sem deixar de se amarem. Contudo a familiaridade, que os unia, não provinha de inclinações naturais, mas do Senhor. Ele não nos mandou agradar, mas amar. É Ele que nos une, sem nos uniformizar. Nos une nas diferenças.

A profecia nasce quando nos deixamos provocar por Deus: não quando gerimos a própria tranquilidade, mantendo tudo sob controle. Não nasce de meus pensamentos, não nasce de meu coração coração. Nasce se nós nos deixamos provocar por Deus. Quando o Evangelho inverte as certezas, brota a profecia. Só quem se abre às surpresas de Deus é que se torna profeta. Vemo-lo em Pedro e Paulo, profetas que enxergam mais além: Pedro é o primeiro a proclamar que Jesus é «o Messias, o Filho de Deus vivo» (Mt 16, 16); Paulo antecipa a conclusão da sua vida: «Já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor» (2 Tm 4, 8)"   (Solenidade de São Pedro e São Paulo, 2020).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus? 
Pensando em nossa Igreja e nas necessidades que tem, rezamos:
Pai nosso....

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar a partir da Palavra é iluminado também pelo pensamento do papa Bento XVI, sobre todas as pessoas, em especial as mais carentes, que precisam sentir a proximidade da Igreja. Disse ele aos Bispos em Aparecida: “O povo pobre das periferias urbanas ou do campo necessitam sentir a proximidade da Igreja, seja no socorro de suas necessidades mais urgentes, como também na defesa de seus direitos e na promoção de uma sociedade fundamentada na justiça e na paz. Os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho . (DAp 550).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Em nome do Pai, .....

Ir. Patrícia Silva, fsp

sábado, 29 de junho de 2024

Mt 8,18-22 - Muito além das fronteiras. "Abram as portas"

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura, agradecendo, 
com todos os que neste espaço se encontram com a Palavra:

Agradeço-te, meu Deus, 
porque me chamaste, 
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia, 
muitas vezes difíceis e pesadas, 
para aqui me encontrar contigo. 
Dispõe o meu coração na paz e na humildade 
para poder ser por ti encontrado/a e ouvir a tua Palavra. 

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 8,5-17 - Cura sem limites. 

Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
- Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
- Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus.
O oficial romano respondeu:
- Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó. Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes de desespero.
E Jesus disse ao oficial:
- Vá para casa, pois será feito como você crê.
E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado. 


Refletindo
Jesus foi à casa de Pedro e viu a sogra dele de cama, com febre. Jesus tocou na mão dela, e a febre saiu dela. Então ela se levantou e começou a cuidar dele.
Depois do pôr-do-sol, o povo levou até Jesus muitas pessoas que estavam dominadas por demônios. E ele, apenas com uma palavra, expulsava os espíritos maus e curava todas as pessoas que estavam doentes. Jesus fez isso para cumprir o que o profeta Isaías tinha dito:
"Ele levou as nossas doenças
e carregou as nossas enfermidades."
O oficial romano, por ser pagão, era para os judeus "impuro", isto é, inaceitável. Um judeu observante não falava com um pagão e, muito menos, entrava na sua casa. Era o preconceito por ser considerado impuro. O oficial romano é também chamado "centurião", derivado de "cento", ou seja, chefe de um batalhão de cem soldados. Pela sua fé, elogiada por Jesus, o centurião se torna representante de todos os pagãos que crerão em Jesus. Fica também entendido que as fronteiras do Reino de Deus vão muito além das fronteiras que criamos. A fronteira é a fé. Sem esta fé não se entra no Reino.

2. Meditação (Caminho) 
 O que o texto diz para nós? 
"Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... ", disse Bento XVI. Jesus não se deixa vencer pelo preconceito. Deixou-se vencer pela humildade e pela fé do oficial romano. Questiono-me se a minha fé me permite abrir as portas da minha casa, do meu coração, da minha família, do meu trabalho para Cristo. Pergunto-me ainda se me deixo vencer por algum preconceito. Se ainda não tenho fé que rompe as fronteiras, vou repetir hoje muitas vezes:
Senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

3.Oração (Vida)
O que o texto  nos leva a dizer a Deus? 
Rezamos  a Paulo  Apóstolo nosso protetor:

Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as

pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo

para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.

E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do

Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém                                                              

Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. Eu sei, eu sei em quem acreditei.


4.Contemplação (Vida e Missão) 
 Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Lembraremos do centurião e nos motivaremos no dia de hoje, com as palavras do papa Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a João Paulo II: "Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida."

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp


sexta-feira, 28 de junho de 2024

Mt 8, 1-4 - A marginalização não vem de Deus

LEITURA ORANTE


                         Preparamo-nos  para a Leitura Orante rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
"Espírito Santo,
tu que vieste dos céus abertos, do Pai,
e que permaneceste conosco, em Jesus,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal eloquente da tua caridade.
Amém.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 8,1-4, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares. 

Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado.
No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.

Refletindo
No tempo de Jesus, o portador de lepra era considerado impuro e pecador. A doença era vista como castigo de Deus. Por isso, a pessoa deveria afastar-se da sociedade e viver em um lugar deserto. Jesus se sensibilizou com a dor, o sofrimento e a exclusão daquele homem. E o cura.
Depois diz ao homem curado: "Vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou." Este exame era necessário para reintegrar a pessoa curada, ou seja, devolver o homem ao convívio social.
O leproso era o caso extremo de modelo da marginalização religiosa e social. Declarar injusta a exclusão do leproso significava denunciar toda e qualquer marginalização. Ao curar o homem, Jesus "tocou" nele. Ao tocá-lo, violou a Lei. Se alguém tocasse um leproso, ficava também impuro, (Cf Lv 5,5-6).
Com isso, Jesus declarou que a marginalização, embora pretenda respaldar-se na Lei divina, não vem de Deus. Em consequência, é inadmissível e injustificável marginalizar alguém em nome de Deus. O leproso torna-se representante de todos os que, em nome de uma Lei religiosa, eram excluídos pela sociedade.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Temos algum preconceito? Quem marginalizamos? Denunciamos a lepra social das injustiças e discriminações?

Meditando

Os Bispos, na Conferência de Aparecida, manifestaram uma preocupação: "Frente a esta forma de globalização (dinâmica de concentração de poder e de riqueza), sentimos um forte chamado para promover uma globalização diferente, que esteja marcada pela solidariedade, pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos, fazendo da América Latina e do Caribe não só o Continente da esperança, mas também o Continente do amor, como propôs SS. Bento XVI no Discurso Inaugural desta Conferência". (DAp, 64).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com São Paulo

 Introdução
Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)
“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)
“Em vossas orações e súplicas,
com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Dia 28 - Que vivamos a comunhão com os demais membros do Corpo (1Cor 12,12-21)
Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

Todos/as: Atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!


Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as 
pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo 
para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.
E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do
Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém.
                                                                             
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. Eu sei, eu sei em quem acreditei.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de solidariedade para com os que sofrem.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva,fsp

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Mt 7,21-29 - Casa sobre a rocha ou sobre a areia?

LEITURA ORANTE

O homem sábio construiu a sua casa na rocha.

Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. 
Trindade Santíssima 
- Pai, Filho, Espírito Santo - 
presente e agindo na Igreja 
e na profundidade do meu ser. 
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1.Leitura (Verdade)
Lemos atentamente, na Bíblia, o texto Mt 7,21-29:

Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.

Refletindo
Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus.
 Nos dois casos, as pessoas "ouviram a Palavra".
A diferença está em que um "vive de acordo com os ensinamentos" e outro, não.
Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida,
que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
Já a casa construída sobre a rocha, vence todos os obstáculos, ouve a Palavra e a vive,  e vence todos os obstáculos que o afasta dela.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?
Verificamos se ouvimos a Palavra e a praticamos, ou se, simplesmente, a ouvimos. Construímos sobre a rocha ou sobre a areia?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.
Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário
."(DAp 291, 292).

Papa Francisco fala  do cristão "SOBRE A ROCHA e SOBRE A AREIA"
"A Igreja «fala da força do cristão e da sua fragilidade; de rocha e de areia». Com efeito, «o cristão é forte não só quando diz que o é, mas quando leva uma vida cristã e pratica a doutrina cristã, as palavras de Deus, os mandamentos e as bem-aventuranças». O ponto central é «pôr em prática». Mas existem «cristãos só de aparência, que se pintam de cristãos e na hora da prova só mostram a maquiagem». E «nós sabemos o que acontece quando uma mulher maquiada anda pela rua, começa a chover e ela não tem um guarda-chuva: tudo desaparece». Eis a tentação da maquiagem. Não basta dizer «Senhor, eu sou cristão» para o ser verdadeiramente. Ele diz: não é suficiente repetir «Senhor, Senhor!» para entrar no Reino. É preciso cumprir «a vontade do Pai» e «praticar a Palavra». Eis a diferença entre o cristão «de vida» e o «de aparência». ( Papa Francisco, 4 de dezembro de 2014).

3.Oração (Vida)

O que o rezamos agora?
Rezamos a Trezena de São Paulo

 Introdução
Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)
“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)
“Em vossas orações e súplicas,
com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

12. Dia 27 - Que vivamos a comunhão com os demais membros do Corpo (1Cor 12,12-21).

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

Todos/as: Dai-nos este dom da comunhão, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!


Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as 
pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo 
para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.
E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do
Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém.
                                                                             
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. Eu sei, eu sei em quem acreditei.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia, em comunhão.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp



quarta-feira, 26 de junho de 2024

Mt 7,15-20 -Árvore boa dá bons frutos


LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
 “É necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre”.[Sínodo da Palavra].
Lemos atentamente o texto: Mt 7,15-20, e observamos as palavras de Jesus.

- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.
Refletindo
Na Bíblia, na história da salvação, os falsos profetas sempre foram um desafio aos fiéis. Elogiam e não denunciam, prometem falsamente a paz: são lobos vestidos de cordeiros. Quanto aos frutos das árvores, também são amplamente citados para se concluir como é feito o anúncio da Palavra: “vocês os conhecerão pelos frutos”. A árvore boa não dá frutos ruins, os espinheiros não dão uvas.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Podemos verificar se ouvimos a Palavra e a praticamos, ou se simplesmente a ouvimos..

Meditando
De Aparecida nos vem a orientação dos bispos: “Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19).” (DAp 152).
O Espírito nos anima e nos conduz à verdade. Assim somos tomados pela paixão do Reino: o anúncio da Boa Nova.

Para o Papa Francisco, o cristão produz bons frutos da seguinte forma:
"A Igreja deverá iniciar os seus membros – sacerdotes, religiosos e leigos – nesta «arte do acompanhamento», para que todos aprendam a descalçar sempre as sandálias diante da terra sagrada do outro (cf Ex 3,5). Devemos dar ao nosso caminhar o ritmo salutar da proximidade, com um olhar respeitoso e cheio de compaixão, mas que ao mesmo tempo cure, liberte e anime a amadurecer na vida cristã. […]"  ( Evangelii gaudium 169).

3.Oração (Vida)
Rezamos com São Paulo Apóstolo que celebramos no dia 30 de junho):

Trezena a São Paulo (como 13 são suas Cartas)

Preparando-nos para a Solenidade de São Pedro e São Paulo, 
façamos a Trezena  a São Paulo
(hoje, podemos rezar o item do dia, lendo e meditando a citação bíblica.)

 Introdução
Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)
“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)
“Em vossas orações e súplicas,
com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

1.  Dia 16/06 -     Que sejamos firmes na fé  (Rm 8,31-39)
Todos/as: Concedei-nos, Senhor

2.  Dia 17 -   Que sejamos uma "nova criatura" (2Cor 5,14-17)
Todos/as: Transformai-nos, Senhor

3.  Dia 18 -     Que sejamos solidários uns com os outros  (Rm 12,9-15)
Todos/as: Ensinai-nos, Senhor

4.   Dia 19 - Que vivamos a fidelidade no anúncio de Jesus Cristo (1Cor 15, 1-10)
Todos/as: Ajudai-nos, Senhor

5.  Dia 20 -  Que sejamos missionários da Palavra (Rm 10,8-15)
Todos/as: Fazei-nos, Senhor

6.  Dia 21 -  Que vivamos a misericórdia e a bondade (Cl 3,12-17)
Todos/as: Ajudai-nos, Senhor

7.  Dia 22 - Que sejamos constantes nas tribulações e angústias (2Cor 6,3-10)
Todos/as: Permiti-nos, Senhor

8.   Dia 23 -  Que vivamos a caridade sem fingimento (2Cor 6, 1-10)
Todos/as: Ensinai-nos, Senhor

9.  Dia 24 -   Para que sejamos revestidos pela fé e pelo amor (1Ts 5,8-11)
Todos/as:Ajudai-nos, Senhor

10. Dia 25 - Que nossa fé nos fortaleça nas dificuldades (Fl 4,11-13)
Todos/as: Permiti-nos, Senhor

11. Dia 26 -   Que nossa vida seja pela causa de Cristo (Fl 3, 7-14)
Todos/as: Transformai-nos, Senhor

12. Dia 27 - Que vivamos a comunhão com os demais membros do Corpo (1Cor 12,12-21)
Todos/as: Concedei-nos, Senhor

13. Dia 28 - Que nos confirme na sua graça sem limites (Ef 1, 3-14)
Todos/as: Permiti-nos, Senhor

Pai nosso...

Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as 
pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo 
para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.
E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do
Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém.
                                                                             
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. Eu sei, eu sei em quem acreditei.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus, à sua verdade e aos frutos que devemos produzir hoje.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp


terça-feira, 25 de junho de 2024

Mt 7,6.12-14 - Difícil é o caminho que leva à vida!

LEITURA ORANTE

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: 
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, 
tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 7,6.12-14, e observamos as recomendações de Jesus.

- Não deem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão.
- Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.
- Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.

Refletindo
Jesus usa uma expressão um tanto dura: “Não deem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão”. Ele quis dizer que para pessoas que estão distantes da fé cristã, devemos, como também diz São Paulo, tratá-las segundo sua capacidade. Podem não compreender e até não dar muito valor àquilo que é fundamental na fé.
A vida cristã não é possível para pessoas acomodadas e medíocres. É exigente.
Jesus nos fala da porta estreita como caminho para a vida. Não fala de uma grande avenida. Ele próprio é o Caminho. Não mudemos de Caminho para não corrermos o risco de perder o endereço e assim, nos perdermos.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Fala-me Jesus de atitudes cristãs que deve assumir qualquer pessoa que é batizada, entre elas, eu. Diz inclusive que não devemos fazer aos outros, o que não queremos que nos façam. Por exemplo: não gosto que me julguem, não gosto que me agridam com palavras, não gosto que me ignorem, que me discriminem, que me façam mal. Nada disso vou fazer a qualquer outra pessoa. Jesus fala de caminho fácil e de caminho difícil.

Meditando
Os bispos, na V Conferência disseram: “Hoje se considera escolher entre caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte (cf. Dt 30.15). Caminhos de morte são os que levam a dilapidar os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé. São caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem seus mandamentos ou inclusive contra Deus, animada pelos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero, a qual termina sendo uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos. Os caminhos de vida verdadeira e plena para todos, caminhos de vida eterna, são aqueles abertos pela fé que conduzem à “plenitude de vida que Cristo nos trouxe: com esta vida divina, também se desenvolve em plenitude a existência humana, em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural”. Essa é a vida que Deus nos participa por seu amor gratuito, porque “é o amor que dá a vida”. Estes caminhos frutificam nos dons de verdade e de amor que nos foram dados em Cristo, na comunhão dos discípulos e missionários do Senhor” (DAp 13).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos
Trezena a São Paulo (como 13 são suas Cartas)
Preparando-nos para a Solenidade de São Pedro e São Paulo, em 30 de junho,
façamos a Trezena  a São Paulo
(hoje, podemos rezar o item do dia, lendo e meditando a citação bíblica.)

Introdução
Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)
“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)
“Em vossas orações e súplicas,
com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

1.  Dia 16/06 -     Que sejamos firmes na fé  (Rm 8,31-39)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

2.  Dia 17 -   Que sejamos uma "nova criatura" (2Cor 5,14-17)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

3.  Dia 18 -     Que sejamos solidários uns com os outros  (Rm 12,9-15)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

4.   Dia 19 - Que vivamos a fidelidade no anúncio de Jesus Cristo (1Cor 15, 1-10)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

5.  Dia 20 -  Que sejamos missionários da Palavra (Rm 10,8-15)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

6.  Dia 21 -  Que vivamos a misericórdia e a bondade (Cl 3,12-17)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

7.  Dia 22 - Que sejamos constantes nas tribulações e angústias (2Cor 6,3-10)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

8.   Dia 23 -  Que vivamos a caridade sem fingimento (2Cor 6, 1-10)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

9.  Dia 24 -   Para que sejamos revestidos pela fé e pelo amor (1Ts 5,8-11)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

10. Dia 25 - Que nossa fé nos fortaleça nas dificuldades (Fl 4,11-13)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

11. Dia 26 -   Que nossa vida seja pela causa de Cristo (Fl 3, 7-14)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

12. Dia 27 - Que vivamos a comunhão com os demais membros do Corpo (1Cor 12,12-21)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

13. Dia 28 - Que nos confirme na sua graça sem limites (Ef 1, 3-14)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai nosso...

Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as 
pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo 
para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.
E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do
Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém.
                                                                             
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. Eu sei, eu sei em quem acreditei.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é orientado pelo que disseram os bispos na Conferência de Aparecida:
“Neste momento, com incertezas no coração, perguntamo-nos com Tomé: “Como vamos saber o caminho?” (Jo 14,5). Jesus nos responde com uma proposta provocadora: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai, que tanto amou ao mundo que deu a seu Filho único, para que todo aquele que nele creia tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16).(DAp, 101.)

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Lc 1,57-66.80 - Nascimento de João Batista

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando, 
com todos que se encontram neste ambiente digital:

Creio, meu Deus, que estou diante de ti. 
Que me vês e escutas as minhas orações. 
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. 
Tu me deste tudo: eu te agradeço. 
Foste tão ofendido por mim: 
eu te peço perdão de todo o coração. 
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças 
que sabes serem necessárias para mim.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, na Bíblia, Lc 1,57-66.80, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
- Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
- Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João". E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde f
alar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
- O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.

Refletindo
São João Batista, primo de Jesus, é o único santo que tem duas festas no calendário litúrgico. Hoje celebramos seu nascimento e, no dia 29 de agosto, o seu martírio.
Zacarias, que estivera mudo desde o anúncio do nascimento de seu filho, começou a falar, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. João Batista recebeu de Deus a vocação de profeta e sua primeira profecia foi, abrir a boca do pai Zacarias. O profeta fala de Deus e faz com que os outros também falem.
A fogueira das festas juninas nos lembra o nascimento de João Batista que anunciou Jesus, "Luz que ilumina as nações".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Pela graça do Batismo cada um de nós é profeta. Todos os batizados têm a missão de abrir a boca como Zacarias, como João Batista para apontar o Messias, Jesus Cristo. Esta é também a minha missão. 

Meditando
Os bispos na V Conferência, em Aparecida, disseram: "Nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras." (DAp 30).
Somos, portanto, profetas de boas novas.

O Papa Francisco fala de João Batista
Eventos extraordinários
"A vocação profética de São João Batista é circundada, desde o seio materno, de eventos extraordinários, em preparação ao nascimento de Jesus. O evangelho de Lucas (1,39-45) narra que a sua mãe Isabel, enquanto estava grávida, recebeu a visita da sua prima Maria, que também estava grávida de Jesus, e que João exultou de alegria no seio materno ao ouvir a voz de Maria."

"Isabel era estéril e idosa. O Arcanjo Gabriel anunciou ao seu esposo Zacarias, o nascimento de um filho: “Não temas Zacarias – disse-lhe – a tua oração foi ouvida e tua mulher, Isabel, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor”.

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Cântico de Zacarias

Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 
Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi, 
como falara pelos seus santos profetas, na antiguidade, 
salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam, 
para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados 
e lembrar sua santa aliança, 
o juramento que fez ao nosso pai Abraão: 
resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para o servirmos sem medo, 
em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias. 
E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, 
pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, 
para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, 
mediante o perdão dos seus pecados, 
por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, 
pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, 
para brilhar sobre aqueles que estão vivendo 
nas trevas e na sombra da morte, 
e guiar nossos pés no caminho da paz”

**************************
Façamos a

TREZENA A SÃO PAULO (como 13 são suas Cartas)

(cada dia podemos trabalhar um item, lendo e meditando a citação bíblica.)

 Introdução 

Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)

“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)

“Em vossas orações e súplicas,

com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

1.  Dia 16/06 -     Que sejamos firmes na fé  (Rm 8,31-39)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

2.  Dia 17 -   Que sejamos uma "nova criatura" (2Cor 5,14-17)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

3.  Dia 18 -     Que sejamos solidários uns com os outros  (Rm 12,9-15)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

 

 

4.   Dia 19 - Que vivamos a fidelidade no anúncio de Jesus Cristo (1Cor 15, 1-5)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

5.  Dia 20 -  Que sejamos missionários da Palavra (Rm 10,8-15)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

6.  Dia 21 -  Que vivamos a misericórdia e a bondade (Cl 3,12-17)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

 

7.  Dia 22 - Que sejamos constantes nas tribulações e angústias (2Cor 6,3-10)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

8.   Dia 23 -  Que vivamos a caridade sem fingimento (2Cor 6, 1-10)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

 

9.  Dia 24 -   Para que sejamos revestidos pela fé e pelo amor (1Ts 5,8-11)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

10. Dia 25 - Que nossa fé nos fortaleça nas dificuldades (Fl 4,11-13)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

11. Dia 26 -   Que nossa vida seja pela causa de Cristo (Fl 3, 7-14)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

12. Dia 27 - Que vivamos a comunhão com os demais membros do Corpo (1Cor 12,12-21)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

13. Dia 28 - Que nos confirme na sua graça sem limites (Ef 1, 3-14)

Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai Nosso...

São Paulo  Apóstolo nosso protetor, rogai por nós!

Pai nosso...




4.Contemplação (Vida e Missão)
 Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é iluminado pelo testemunho de João Batista e pelas palavras dos Bispos em Aparecida:
"Bento XVI nos recorda que: "o discípulo, fundamentado assim na rocha da Palavra de Deus, sente-se motivado a levar a Boa Nova da salvação a seus irmãos. Discipulado e missão são como os dois lados de uma mesma moeda: quando o discípulo está enamorado de Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele salva (cf. At 4,12)." (DAp 146).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp