sábado, 21 de maio de 2022

Jo 14,23-29– Cristo ‘atrai tudo a si’ com a força de seu amor - 6º Domingo da Páscoa

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante, pedindo, 
com todos os que se encontram para fazer esta Leitura Orante, 
luzes ao Espírito Santo:

Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 14,23-29, e observamos pessoas, palavras, relações:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

Refletindo
Jesus diz no Evangelho: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada". 

Esta é a  nossa verdadeira identidade. Somos morada, templos de Deus, como diz São Paulo: 
"16 Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 17 (...) o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês." (1 Cor 3,16). Somos seres habitados constantemente pelo Espírito de Deus.  Não estamos sozinhos, nunca.
Consequência disto: se escutarmos nosso  interior, o que  vamos descobrir lá? Antes de mais nada, identificação entre nós,  porque todos somos habitados pelo mesmo Deus. Todos somos imagem de Deus.

São Paulo diz ainda, "somos raça do próprio Deus": 
22 De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: «Senhores de Atenas, em tudo eu vejo que vocês são extremamente religiosos. 23 De fato, passando e observando os monumentos sagrados de vocês, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem conhecer, é exatamente aquele que eu lhes anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26 De um só homem, ele fez toda a raça humana... 27 Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que fosse às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dentre os poetas de vocês disseram: ‘Somos da raça do próprio Deus’.  (At 17, 22-28).

Somos o endereço, a habitação, o alojamento, a morada, a casa onde Deus está, mesmo se não nos damos conta. Temos o céu dentro de nós. Nosso coração pulsa ao ritmo do amor de Deus. Quando temos consciência disto nossa vida se transforma, desmorona toda aparência, toda falsidade, todas as máscaras. É a "poda" de que fala Jesus ao se referir à videira. Fluem, então, os frutos da misericórdia, da ternura, do amor, do serviço. Deus se revela em nós. Podemos até dizer como Jesus: "Quem me vê, vê o Pai".
Condições para sermos dignas moradas de Deus são: amar a Jesus e  guardar a sua Palavra


2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós hoje?
Temos garantido a presença de Deus em nós? Ou seja: tem espaço para Deus dentro de nós? Amamos a Jesus e guardamos sua Palavra? Testemunhamos este amor na vida concreta? Como está a nossa "morada" de Deus? 

Meditando
O Papa Francisco, no início de seu pontificado,  em uma de suas catequeses na Praça São Pedro, disse
"Como vivemos o nosso ser Igreja? Somos pedras vivas ou, por assim dizer, pedras cansadas, entediadas, indiferentes? Vistes como é desagradável ver um cristão cansado, entediado e indiferente? Um cristão assim não está bem, o cristão deve ser vivo, sentir-se feliz por ser cristão; deve viver esta beleza de fazer parte do Povo de Deus, que é a Igreja. Abrimo-nos à ação do Espírito Santo para ser parte concreta nas nossas comunidades, ou fechamo-nos em nós mesmos, dizendo: «Tenho muitas coisas para fazer, isto não é tarefa que me compete»?
O Senhor conceda a todos nós a sua graça e a sua força, a fim de podermos estar profundamente unidos a Cristo, que é a pedra angular, o pilar, a pedra fundamental da nossa existência e de toda a vida da Igreja. Oremos a fim de que, animados pelo seu Espírito, sejamos sempre pedras vivas da sua Igreja". (26 de junho 2003)

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Disse o Papa Francisco em Malta: "quando estivermos em oração e mesmo quando tomarmos parte em cerimônias religiosas, será bom perguntarmo-nos se estamos sintonizados com o Senhor”, perguntando a Ele:
 «Jesus, estou aqui convosco, mas Vós que quereis de mim? Que quereis que mude no meu coração, na minha vida? Como quereis que veja os outros?
Porque o Mestre não se satisfaz com a aparência, mas busca a verdade do coração. E quando lhe abrimos de verdade o coração, Jesus pode operar maravilhas em nós.” ».

Rezemos, então espontaneamente, e depois, com toda a Igreja, a Oração :

Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar nos leva a ver e tratar as pessoas com o amor com que nós gostaríamos de ser tratadas/os, como diz Jesus: “quem me vê, vê o Pai!”.

 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém..

Música: Põe teu coração no meu - Pe. Zezinho, scj

Irmã Patrícia Silva, fsp